27 de setembro de 2006

Expressando Emoções

É impressionante a diferença entre homens e mulheres quando se trata de falar sobre sentimentos. As mulheres pensam que não gostamos de falar sobre a relação, mas a verdade é que temos dificuldade de falar sobre nossos sentimentos e fraquezas. O homem é criado para não ter problemas emocionais. Isso é frescura. Depressão? Frescura!
Ao homem, no máximo, se permite estar estressado. Isso parece simples. Você enterra seus problemas e medos interiores até que seja absorvido, como se fosse biodegradável. Muito simples, caso resolvido. Mas existem as mulheres. Mulheres que nos amam e, que sensíveis ao fato de estarmos sofrendo vão procurar nos curar de todo o mal. Com todo o amor, elas vão querer saber o que se passa com você, o “porque” de seu “estresse” e tentar desenterrar tudo. Mas você enterrou fundo, e não sabe onde. E ela não vai acreditar. Vai achar que você não quer desenterrar porque não confia nela, não à ama.
Somos seres tão diferentes que ambos não conseguem entender a diferença. O homem não fala de sentimentos em com seu melhor amigo. A mulher, fala até com o padeiro...
Já repararam a quantidade de vezes que a sua mulher chegou em casa e desatou a contar seus problemas do trabalho? Já reparou que mesmo quando ela divide a sua atenção com Atlético X Náutico pela série B do Brasileirão, ao final do desabafo ela deita no seu colo e relaxa como se os problemas não existissem mais? Incrível como as mulheres podem ser tão mais complexas e, às vezes, tão mais simples.
Já nem sei se o melhor é entender as diferenças ou aprender com o jeito da mulher de lidar abertamente com sentimentos.
Na verdade, tive uma experiência traumática quando abri minhas fraquezas para uma mulher. Seu olhar de decepção não pode ser escondido. Eu entendi, pois a mulher também é criada para achar que homens com fraquezas não são bons companheiros. Criadas para achar que homem com problema emocional é fresco.
Continuo a busca pelo equilíbrio. Usando a fórmula de tentar resolver meus demônios sozinho. Errado ou não, é a única maneira que sei e confio. Quem sabe, um dia, aprendo mais essa com as mulheres. Porque não? Afinal, já aprendi tanto...

6 comentários:

Anônimo disse...

Oie moço...disposta a aprender com vc...rs...amei o seu texto....n q eu concorde..mas relmente é verdade...sabe pq?seria simplismente pelo medo que os homens tem de expor seus sentimentos?....rs....te dolo...bjão...

Anônimo disse...

Não acho que o homem que demonstre seus sentimentos, medos ou que procure ajuda pra resolver seus problemas é um fraco. E acho até, que muitos homens na tentativa de enterrar os sentimentos, acabam se transformando em seres desprezíveis, se bem que alguns já vêm com defeito de fábrica.Mas acho que independente do sexo, é importante conversar, pedir opinião, ajuda se necessário.Mesmo sendo um HOMEM.
Não que qualquer problema vc vá pedir socorro.Mas tem alguns demônios que vc sozinho não consegue.

Anônimo disse...

Compartilho da mesma opinião, de fato homens e mulheres são seres bastantes diferentes no que diz respeito às suas necessidades emocionais. Nâo acredito, contudo que sejam necessidades assim tão díspares no sentido da qualidade e talvez da intensidade como essas necessidades acabam se colocando nesses dois universos tão culturalmente distintos. Homens precisam, assim como as mulheres, de exporem suas questões, porém, acredito eu, embalados de uma forma um pouco diferente.
Como mulher (e aí eu posso apenas opinar no que diz respeito ao que sinto e como sinto), acho terrivelmente enfadonho discutir a relação a cada encontro, fazer o papel da desprotegida ou vestir quaisquer desses estereótipos culturais encarnados pela grande maioria das mulheres. Na minha opinião, cada um segue e lida com suas próprias questões sozinho, acrescentando, tirando, alternado pontos que cabe a vc sozinho identificar como características suas, experiências de vida únicas suas que te permitem ser uma pessoa melhor. Acredito que quando você sabe viver em sua própria companhia, melhor preparada estará para compartilhar. Deixo aqui uma parte de uma poesia de Mário Quintana que me inspira ao relacionar-me:
"Não me dedico à você
Nem você à mim
Eu sou o mergulhador
Você, o mercador.
Entre nós há uma pérola,
Dediquemo-nos à ela"
Cacau

M disse...

Que surpresa boa é ver um homem se expressando assim, mesmo que marcado por experiências e desacreditando em algumas teorias. Nós mulheres somos criadas pra muitas coisas, mas uma das coisas latentes em nós é o instinto de cuidar e querer ver bem o ser amado, o compartilhar de dificuldades ou medos não decepciona, pois sabemos que nos momentos cruciais, como defender a honra da amada, ou simplesmente matar uma barata, nosso herói estará lá.
O equilíbrio está nas mínimas coisas, inclusive no cuidado diário que temos com quem nos é querido, e esse cuidado envolve olhares atentos ao sorriso ou ausência dele no outro. Espero, de verdade, que encontre um dia a segurança de compartilhar tudo com alguém. Adorei o blog! Parabéns!

De Mini-Saia disse...

E espero que realmente você continue a aprender com as mulheres, principalmente com as que passam pela sua vida... Só cuidado com essa historinha de que quando se expôs vc se magoou, porque essa não cola. Seja sincero, fale, grite, NUNCA tenha vergonha ou receio de dizer o que sente e por quem sente, porque o outro não é obrigado a adivinhar o que se passa pela sua cabeça. Somos diferentes sim, e muito. Homem e Mulher tem anseios muito diferentes, mas no que tange o amor é SEMPRE igual: QUEREMOS SER AMADOS!!
E é sempre bom saber se estamos dedicando nosso amor a uma pessoa que mereça.

Ni ... disse...

Moço...

Só posso dizer que a moça não estava pronta pra algo verdadeiro, seja amor ou amizade.

Quando estamos integralmente com alguem, podemos lidar com o fato do nosso homem não ser infalível e isto só nos leva a ama-lo e respeitá-lo ainda mais.

Vai encontrar a mulher que o admire apesar das fraquezas.
Que o ame além das qualidades.

Texto perfeito. Mas cabe a nós começarmos a implantar mudanças (rs).