1 de agosto de 2006

O Amor Não Precisa Ser Cego

Sempre tive dúvidas sobre o amor. Algumas vezes tinha certeza de que ele era completamente racional em outras tinha a impressão de que a racionalidade desaparecia.
Racional quando o amor era igual ao conjunto de adjetivos que a amada tinha. Apreciava tanta coisa em sua personalidade que me fazia amar essa pessoa. Uma admiração que nos deixa bobos e que nos faz querer ser parte da vida dessa pessoa.
Irracional quando não sabemos o porquê estamos apaixonados. Não há motivos, não há essa admiração profunda. Esse amor é perigoso, principalmente quando ele se torna irracional e incondicional.
O amor não é cego. Cego é o amor irracional. Quantas vezes vocês esbarraram com confissões do tipo:
- Ele não vale nada mas eu o amo, o que posso fazer?
O amor irracional pode fazer o amor perder sua principal finalidade: Fazer-nos felizes.
Digo isso porque o grau de irracionalidade e incondicionalidade às vezes é extremo. As mulheres são as maiores vítimas desse tipo de amor. Amam maridos que dormem noites foras, maridos alcoólatras, maridos agressivos. Amam incondicionalmente e quando questionadas porque não os deixam a resposta é:
- Ele não vale porra nenhuma mas eu o amo! O que posso fazer?
Eu não sei ao certo o que elas deveriam fazer, mas talvez procurar um psicólogo para tratar da auto-estima seria um bom conselho.
As mulheres não são as únicas vítimas desse amor irracional. Nós também nos apaixonamos por cada uma... Mas realmente é de se notar que o problema com elas é bem mais acentuado. Elas juram que é porque homem em geral não presta. São todos uns safados. Mas tem os safados, violentos. Tem os safados, vagabundos. Tem os safados alcoólatras. E tem os safados, violentos, vagabundos e alcoólatras...(risos_
Mulher quando tem um amor irracional não vê nada. Não vê que ele depois de três anos enrolando não vai largar a namorada ou a mulher para ficar com ela. Não vê que ele não vai parar de fumar ou beber. Não vê nem que o namorado é gay!
A nossa única saída é torcer. Torcer para ter um amor racional, daqueles que crescem com o tempo, com a admiração e com o amor que você recebe de volta. Torcer para que, caso seja uma paixão arrebatadora, que seja até irracional mas que pelo menos seja recíproco, porque amar sozinho é pior que amar a pé, como diria nossa poetisa Ivete Sangalo....

6 comentários:

Anônimo disse...

Concordo em gênero, número e grau,escreve muito bem,sou sua fã, se não a número um a mais de todas,pois o que vale não é o tempo e sim a intensidade,rs.Abraço.

Anônimo disse...

Nossa! Como eu adoraria te conhecer pessoalmente... Vc além de lindo e incrivelmente criativo (contos rsrsrsrs)ainda escreve esses artigos que são muito bons! Te admiro muito. Bjim
Adriane

Anônimo disse...

Esse amor racional me pareceu uma troca de favores... não curti, mas, respeito a idéia.

Anônimo disse...

Ah eu tô me apaixonando...eu tô me apaixonando....

Anônimo disse...

Bom...Lendo seu texto, a conclusão que cheguei é que o amor que sinto por vc é racional...rssss.Brincadeira.


Acho que tem razão.O lance é encontrar um amor racional...Um amor que nos faça rir, que nos torne pessoas melhores, que nos deixe de bem com a vida e nos dê vontade de estar perto sempre, sempre....
Já tive amor irracional, são bons como aprendizado, mas não pra vida inteira.É opressivo e doentio.


Sei que o melhor amor é racional, mas por enquanto, prefiro paixões, de uma noite, de um verão, de um carnaval, prefiro assim, a me arriscar de novo nesses caminhos tortuosos do coração.

Anônimo disse...

Então vivo esse amor racional,confesso que as vezes nos machuca um pouco ,mas da pra levar