31 de julho de 2006

Repressão Feminina

É incrível como as mulheres se auto-reprimem. Fico imaginando a cena: Quatro amigas conversando sobre sexo. A mais picante declaração até então tinha sido algo sobre sexo na chuva ou leite condensado e, de repente, Silvinha me solta a frase a bomba:
- Eu adoro dar o cú.
Após segundos de um silencio sepulcral o assunto é mudado imediatamente:
- Nossa, comprei um vestido lindo para o casamento da Gisele.
Algumas (muitas?) horas de conversa se passam até que a pobre Silvinha precisa sair e se despede. Começa imediatamente os comentários repressores:
- Silvinha é muito puta!
- Acho sexo anal nojento!
- Já me disseram que dói muito...
- etc.etc.etc.
O mais interessante é que mesmo as que estão muito longe de serem “tradicionais” na cama criticam as pouquíssimas que abandonam a hipocrisia e tem coragem de falar abertamente sobre suas preferências mais picantes.
As mulheres se obrigam mentir, se obrigam a serem hipócritas até nos seus meios sociais mais íntimos como amigas e mães.
Falando em mães...
A repressão feminina já começa em casa.
Eu, por exemplo, consegui perceber meus pais transando com 25 anos! Imagine as acrobacias que eles faziam para ficar tudo na moita? Não serem notados? Absurdo e facilmente compreensível: As mães se obrigam a parecerem castas e puras para seus filhos.
É possível imaginar uma improvável conversa entre uma mulher e sua mãe do tipo:
- Mãe, eu estou saindo com um cara muito legal e ele quer fazer uma surubinha. Estou muito curiosa mas tenho medo do que ele vai achar de mim depois disso.
Ou ainda:
- Mãe, ontem a suruba foi uma delícia. Você deveria experimentar!
Quem lê algo assim pode parecer absurdo, mas, mudando os personagens para pai e filho a história não parece mais tão absurda, ou parece?
A verdade é que os homens não se reprimem e se repreendem tanto sexualmente entre si. Nós nos damos alguma liberdade a mais, nos damos muito mais possibilidades. Não todas, pois claro que um homem também não vai contar entre amigos algo como:
- Ontem eu e minha mulher fizemos um swing
Mas até aí fica a dúvida: Será que essa repressão é pelo fato dele ter feito uma suruba ou porque sua mulher é uma puta? Bom... aí a gente nota que o homem também reprime a mulher, mas talvez estejamos apenas seguindo os ensinamentos que nossa primeira grande mulher nos ensinou. Quem é essa? Nossa mamãe.
Em algum momento esse circulo de repressão terá que ser rompido. Quem sabe hoje à noite, uma conversa com a mamãe não seria o pontapé inicial? Coragem, alguém se habilita? (risos).

6 comentários:

Anônimo disse...

Tenho uma amiga,que sempre me escuta ,sempre balança a cabeça com o ar de reprovação....um certo dia fui sair com um cara e ela com o amigo dele,ficamos num quarto ao lado....a menina me surpriendeu....berrava igual uma cabrita ......
Hipocrita!!!!!!

Anônimo disse...

Não acho que se aplica a todas as mulheres essa repressão...tem muitas ( acho que vc precisa conhecer) que não não têm medo da opinião dos outros...elas são o que são e ponto...se tiverem que falar em sexo ( diga- se de passagem eu gosto muito) elas falam sem medo...acho que vc generaliza suas opiniões...

Anônimo disse...

Não é normal falar sobre esses assuntos com a mãe?

Manheeeeeeeê!! Desculpaaaaaa!!

+ Oficina HQ + disse...

Eu concordo sim, com sua afirmação sobe a repressão feminina. É uam realidade. Porém, temos qu ter cuidado com a forma de analisar pois pode parecer que é simplesmente uma caminho, um jeito decidido racionalmente por elas. Isso remonta a história. A igreja tem grande participação nisso tudo. Só pra pincelar, na idade média, basta citar as mulheres que eram consideradas bruxas e eram queimadas literalmente na foguei... quem tem (***) tem medo. E pra finalizar, com outro exemplo, a mulher durante muuuuuito tempo nem podia gostar do sexo. Tinha que ficar ali paradinha, com um lemçol sobre o corpo tendo apenas o buraquinho onde o pênis passaria. Só as vagabundas podiam se dar o prazer de gostar. Faz tempo, mas ao mesmo tempo, a desconstrução de toda uma ideologia ainda precisa de muito para acontecer.
wiltonbernardo@hotmail.com

Anônimo disse...

Parabéns por suas colocações que, aliás, são de grande contribuição sobre umartigo que vou escrever sobre a "evolução" do comportamento feminino entre as décadas de 60 e 80, isto na visão de dois autores brasileiros projetados em suas personagens. E na verdade se trata de tudo isso que foi afirmado, ainda que a mulher fale tanto em repressão sexual, liberdade e etc., somos nossas próprias repressoras junto com os homens e a sociedade em geral. Novamente, parabéns!

Anônimo disse...

Isso tudo é verdade mesmo...Mesmo hoje em dia, com toda evolução , ainda existem mulheres com visões tradicionalistas e conspuracadas de mundo mas creio que isso se deve à criação e mesmo à religião ao longo da História, como foi comentado acima. A própria Virgem Maria foi "mãe" sem conhecer o "ato pecaminoso" e talvez por isso o "bendita sois vós entre as mulheres" e não porque do seu ventre nascera Cristo. Muitas mulheres, ainda hoje, usam clichês de que homens gostam mais de sexo e isso é uma falácia...A própria criação da menina é diferente da do garoto, em que ela desenolve seu lado afetivo com suas bonecas e sendo educada a ser sempre delicada( é claro que hoje isso mudou muito mas ainda existe).
Em breve, eu e duas amigas iremos montar um site sobre esse e outros assuntos. Você gostaria de nos ajudar? Meu email é sammyra_s@hotmail.com.