4 de agosto de 2006

O Príncipe Encantado Mascarado

Porque será que pessoas usam máscaras perfeitinhas? Porque tentam ser tudo que o outro deseja, inventando preferências e atuando tão brilhantemente nesse nosso palco que é a vida?
Acho uma perda de tempo. Minha e da outra pessoa, pois uma hora ou outra a máscara precisa cair. Ninguém a capaz de representar por meses um personagem. Seria algo que o consumiria.Mesmo assim as pessoas tentam e tentam o uso continuado da máscara.
Se você está pensando em quantidade, em “pegar geral”, bom, talvez aí sim o uso da máscara seja positivo, apesar do vazio que deve dar, ao se tocar que você é um eterno ser em mutações temporárias. Um dia é um artista plástico, outro dia um empresário, no outro um MC de Funk, um jogador de futebol... Deve ser um vazio descobrir que na verdade você não é nada, e por isso precisa criar personagens para te substituir, um fiasco.
Imagine o príncipe encantado mascarado. Ele observa tudo que você diz e vai se moldando, suavemente a tudo que você gosta. Você se sente como em um lindo espelho, o seu oposto masculino, que te entende, concorda com tudo, gosta das mesmas coisas. O Príncipe vai dizer que é da marinha, aeronáutica, ou bombeiro, pois mulher adora fardas e segurança, estabilidade. Vai te levar para um lugar impressionante e barato, pois com criatividade é possível. É um príncipe, não? Perfeito? Mas por quanto tempo ele vai conseguir representar? Quantos lugares impressionantes e baratos existem na sua cidade? A máscara precisa cair ou o príncipe antes disso, precisará montar em seu cavalo branco e, com lágrimas nos olhos, se despedir, partindo para sempre da sua vida, rumo a uma terra distante.
Pelo menos nesse caso você poderá curtir suspiros por algum tempo, o que é melhor que uma decepção estrondosa da realidade de mentiras aparecendo por trás da máscara.
Existem os príncipes encantados mascarados diferentes, sim... São os que por burrice vestem a máscara para conquistar realmente uma mulher. Essa máscara não é tão maravilhosa quanto à de cima, mas é uma mascara. E ela vai se desfazendo aos poucos, mostrando seu verdadeiro “eu” em doses homeopáticas. Essa é a pior máscara, porque não causa uma dor extrema quando a máscara do príncipe cai ou quando o príncipe vai embora. Mas causa uma perda de tempo insubstituível. Meses, anos, até que toda a máscara tenha caído e você, finalmente veja que seu príncipe nunca existiu.
Sejam espertinhos ou os burros, os príncipes encantados mascarados existem e são completamente devastadores.
Sou extremamente contra as máscaras. Ser transparente, mostrar-se é uma questão de inteligência, pois você imediatamente seleciona as pessoas que gostam de você, e que respeitam seus gostos e idéias. Sempre vai haver espaço para mal-entendidos e decepções, mas minimizados, pois você vai estar sempre renovando e se expondo com o que você é. Nunca com o que você quer parecer ou acha interessante parecer.
Os excessos nunca são bons. A transparência absoluta já me causou estragos. A primeira vez que expus uma grande fraqueza eu levei no rabo, mas mesmo assim, ainda é melhor que a mentira. Talvez trocar a máscara por uma maquiagem, afinal algum mistério e algum segredo a gente pode guardar. Eu tenho os meus mas nunca com o exagero das máscaras.
Um sapo sim, mas maquiado. ;)

6 comentários:

Anônimo disse...

Que lindo o que escreveu, é bom saber que existem homens que buscam o eu interior e não apenas a capa que reveste o todo, vc é raro menino, gosto da maneira que escreve.

Anônimo disse...

Um dos meus pasatempos favoritos é ficar imaginando o que vc estava pensando quando escreveu isso...

Verdadeiro, dolorosamente verdadeiro como a maioria dos seus posts.

Anônimo disse...

É verdade,príncipe encantado só nos contos de fadas...
Somos cada um diferente um do outro,por mais que as pessoas tenham afinidades,sempre vai haver alguma divergência, e no meu ponto de vista é assim que aprendemos a respeitar, amar e crescer...
Adorei seus textos,come sempre muito bem elaborados!! Parabéns!


"Príncipe encantado que nada"
Bom mesmo é o lobo mau:
Te ouve melhor ;
Te vê melhor;
E ainda te come...
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKk
Dri

Anônimo disse...

E se a pessoa não estiver fingindo que é perfeita como nos sonhos? Se ela for mesmo encantada?

Aaahh!! No "Mercador de Veneza" deu certo! huauahuahuaa Shakespeare mentiu pra mim!

Anônimo disse...

Eu tô procurando um sapo encantado! hahaha Se habilita.

Anônimo disse...

Nunca gostei de principes,masacados ou não.Pois eles só aparecem quando suas amadas já superaram todos sofrimentos possíveis e no viveram felizes para sempre.Mais como nem tudo é perfeito já tive alguns desses em minha vida,tenho que reconhecer que o aprendizado foi muito bom.Hoje, não digo que prefiro os sapos,pois eles ainda correm o risco de virar principes...procuro um principe que caiu do cavalo e não tem medo de ser apenas um homem...